As vezes não cabe no orçamento ter uma boa equipe de produção ou direção para organizar seu projeto. Faz parte, afinal todos precisam começar de algum lugar, para isso darei algumas dicas para quem quer e precisa realizar sozinho um bom contéudo.
1º dica: Roteiro e/ou escaleta (esqueleto)
Se você já fez seu brainstorm, pesquisou as refêrencias necessárias ou anotou as exigências feitas por quem te pediu o serviço, o primeiro passo é ter em mãos o roteiro do que será gravado. Aqui não é preciso filosofar sobre os significados literais das cenas, mas sim é necessário que indique o que veremos.
Ex:
1 - EXT. RUA DO MERCADO - DIA
Júlia anda até a calçada e faz sinal para o taxi que para imediatamente.
2º dica: Feito seu roteiro, você precisa decupa-lo. Tanto nos planos, quantos nos itens colocados nele. Dica dentro da dica: Quanto mais simples for seu roteiro e mais inovador sua decupagem de planos, mais fácil será para você produzir e original para quem assiste.
Você precisa anotar todos os objetos, veiculos, personagens e tudo mais que estiver no roteiro para colocar em sua análise tecnica. Se alguém te ajuda a produzir, para essa lista para as equipes, se não fique atento a ela para não esquecer nada.
3º dica: A decupagem dos planos é feita da seguinte maneira.
Você precisa conhecer dos tipos de planos, angulos e movimentações. É sempre bom estudar para aprender sua própria linguagem e o que mais te agrada. Assistir muitos filmes é um bom exercício.
Ex:
Julia anda até a calçada - Plano aberto, lateral e fixo (tripé)
Faz sinal - Plano detalhe mão, lateral e fixo (tripé)
Para o taxi que para imediatamente - Plano aberto, lateral e fixo (tripé)
4º dica: Na hora de filmar, tente não fugir da sua decupagem de planos para evitar perder tempo com planos desnecessários, não adiantar filmar muito se nem tudo é possivel ir para a versão final. Pense também na iluminação, se você não puder alugar um estudio, controlar suas luzes e ter uma equipe para isso, pense se sua locação ajuda ou dificulta a fotografia que você imaginou para o filme. Calcule também o horário de chegada com o horário que o sol nasce, para as cenas diurnas.
5º dica: Se você não estiver gravando um clipe, valorize o audio ambiente ou o som direto do seu projeto. O audiovisual é uma junção da imagem e o som, tendo os dois importancia iguais. E novamente, se você não está fazendo um clipe, tentar salvar áudio ruim com trilha sonora é uma alternativa que nunca deu certo.
Dica extra: Seja pontual, otimize seu tempo e valorize o trabalho daqueles que estão com você.